segunda-feira, 4 de abril de 2016

Medo de Avião

Eu amo viajar mas morro de medo de avião! Mas as duas coisas quase sempre andam juntas, né, principalmente se vamos atravessar o país ou ir para fora dele. Eu já deixei de pegar um trabalho porque precisava viajar de Porto Alegre para São Paulo. 


Esse medo é muito mais comum do que muita gente imagina, são raras as pessoas (como minha mãe!) que não se sentem nenhum pouco abaladas lá em cima. As sensações mais comuns são frio na barriga, coração acelerado, suor nas mãos. Os especialistas dizem que apesar de ser normal sentir medo, esse medo não tem sentido porque o avião é um dos meios de transportes mais seguros do mundo. Mas como o medo de muita gente beira ao irracional (como era o meu até eu começar a terapia). Aqui embaixo vão algumas dicas e explicações que podem ajudar.

Turbulência
Já dizia um amigo meu que é piloto "Clá, turbulência não derruba avião" (e eu confesso que fico repetindo esse "mantra" já logo na primeira balançadinha que o avião dá). Em geral os pilotos querem evitar a turbulência por causa do desconforto que ela gera (principalmente quando a bebida vira). Os aviões estão preparados para suportar muitas coisas e é muito provável que um piloto voe uma vida inteira e não passe por uma turbulência capaz de derrubar uma aeronave. Mesmo nas mudanças bruscas de altitude, que pode parecer que o avião está despencando é até uma situação de instabilidade considerável, mas a oscilação do avião é pequena, muito menor do que a gente sente.
O maior risco numa turbulência é não afivelar o cinto de segurança, a pessoa pode literalmente voar dentro do avião e se machucar.

Avião Pequeno
Quanto menor o avião maior o medo! Mas do ponto de vista técnico a qualidade dos aviões não é ditada pelo tamanho. 

Tudo muito bonito mas continuo com medo... O que eu faço?

Antes de viajar: organize os preparativos da viagem com antecedência, ninguém precisa daquela adrenalina extra de arrumar a mala em cima da hora ou de demorar para achar o passaporte. Tenha dias tranquilos antes da viagem.

No aeroporto: chegue com antecedência e já deixe os documentos separados. E tente se distrair, pense nas coisas que você vai fazer quando chegar no seu destino.  

No avião: sente no corredor, principalmente se você tem problema com altura. Também é um bom lugar para esticar as pernas e dar uma volta. É bom falar para a tripulação que você tem medo. No geral, eles são treinados para lidar com essas situações e costumam ser bem atenciosos. Fale com eles principalmente se acontecer algo que lhe pareça estranho. Se distraia, leia um livro, faça cruzadinhas, escute música, assista um filme (eu indico as animações - Frozen super funcionou comigo da última vez). 

Como eu contei no inicio da post, meu medo chegou a tanto que eu tive que procurar um especialista, comecei a fazer terapia e entendi que eu posso sentir medo, o que eu não posso é deixar de fazer alguma coisa por causa do medo. Hoje fico orgulhosa a cada viagem que faço! E tento seguir essas dicas acima.

Beijos da Clá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.