quinta-feira, 14 de abril de 2016

Medo de Agulhas

Aicmofobia ou belonofobia: medo de agulhas, injeção e objetos pontudos. 
Pelo menos 10% da população mundial (é como eu!) tem fobia de agulhas! E não é medinho não, é taquicardia, suor, hiperventilação, vontade louca de chorar e sair correndo!



Algumas pessoas tem medo da dor, outras temem o tamanho da agulha e até tem gente que tem medo de desmaiar. Eu nem sei dizer direito do que eu tenho medo, porque racionalmente eu sei que vai ser rápido e que dói menos que uma picada de formiga (e eu não tenho medo de formiga!). 


(Hypescience)

Aqui vão algumas dicas (se é que elas existem mesmo ou funcionam!) para vencer o medo: 

1). Compartilhe seu medo: não esconda que você tem medo, isso aumenta a crise de ansiedade, converse com o profissional que aplicará a injeção, isso normalmente ajuda as pessoas se acalmarem. Eu sempre me apresento e digo "moça(o) tenho pânico de agulhas, eu vou olhar pro outro lado, só me avisa quando tu fores fincar esse negócio no meu braço e quando acabar, tá?".

2). Anestésico: a anestesia é algo que acaba com a dor e normalmente aplicada na pele (em forma de pomada, tá!). Ela anula a dor da agulha. Mesmo a maioria das agulhas não causando muita dor, o ser humano que sente medo pode sentir um sofrimento enorme durante a aplicação. Eu nunca tentei, mas faz sentido.

3). Não pense: não pense na agulha e nem no tamanho dela (eu nunca olho, antes dela sair da embalagem eu já estou olhando para o outro lado. Isso me ajuda bastante!). 

4). Respire: foque em mantes a respiração. Uma respiração lenta e estável acalma os nervos.

5). Vai acabar logo: pense que uma injeção leva de 2 a 30 segundos. Após isso, a agulha sumiu!

6). Recompensa: você pode se dar um mimo após um procedimento. Isso ajuda o cérebro a associar com uma coisa boa.

Fontes: Scienceblogs e Wikihow



Beijos da Clá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.